Fundada em 16 de Março de 1964, a Escola Estadual Monsenhor Alfredo Pegado fica localizada na Avenida João XXIII, nº 603, no Bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal/RN. Atualmente funciona nos turnos matutino e vespertino, oferecendo para a comunidade o nível Fundamental I. A escola já ofereceu a modalidade EJA no turno noturno, mas encerrou essa atividade por falta de demanda.

A escola foi construída no governo de Aluízio Alves, com recursos da agência estadunidense United States Agency for International Development (USAID), e feita de cimento e tijolo, se diferenciando bastante das escolas da experiência ‘De pé no chão também de aprende a ler’. A Escola Estadual Monsenhor Alfredo Pegado chegou como “instituição imposta, à revelia dos princípios norteadores do que havia sido a experiência Freiriana” pois era direcionada não mais pelos anseios dos moradores, “mas por uma Secretaria de Educação que não conhecia a comunidade e não levava em conta sua participação” (FERNANDES, 2000, p.74).

O nome da escola é uma homenagem ao religioso Monsenhor Alfredo Pegado de Castro Cortez, nascido em Arês em 25 de Agosto de 1876. O religioso foi Pároco em Santa Cruz (1913-1914), depois Vigário Geral na Capital do Estado. Monsenhor Alfredo Pegado foi, também, o primeiro diretor do Seminário de São Pedro, e diretor do Colégio Santo Antônio. Recebeu o título de “Monsenhor”, correspondente a camareiro de honra de S. S. o Papa (1909) e, mais tarde, o de Protonotário Apostólico, este concedido pelo Papa Pio XII. Foi Deputado Estadual em três legislaturas e Intendente Municipal em Natal. Faleceu no dia 22 de Janeiro de 1941.

NOSSA HISTÓRIA

Contatos

Tel: (84) 3202-2457

Email: eeapegado@rn.gov.br

Endereço

R. João XXIII - Mãe Luíza, Natal - RN, 59014-000